Home » Institucional » História ATC
Em reunião de jovens, algumas recém-saídas de colégio interno, em Porto Alegre, Stellita Mariense de Campos apresenta a ideia de construírem uma quadra de tênis para a prática do esporte e convívio social. Aprovada a ideia, passam logo à ação, com a decisiva ajuda de Aracy Pinto de Azevedo.
Primeira assembléia do A.T.C. considerada como de fundação do Avenida Tênis Clube, realizada na residência do Dr. Astrogildo de Azevedo, hoje Museu da UFSM. Foi eleita a primeira diretoria tendo Stellita Mariense de Campos, como presidente, e Aracy Pinto de Azevedo, vice-presidente. Tal data de fundação foi referendada por 51 atecianos, em documento assinado em 15.3.1930.
É inaugurada a quadra em terrenos na Av. Rio Branco, cedidos pelos engenheiros Gustavo Vauthier e Eduardo Sabóia. Era uma quadra sem drenagem ou qualquer tratamento, onde, segundo Aracy Azevedo, as linhas eram marcadas com sarrafos embutidos no solo.
Com base na inauguração da quadra, o A.T.C. comemora seu primeiro aniversário, com jogos na quadra da Av. Rio Branco, animados pela banda do 7º Regimento de Infantaria. À noite, houve um chá-tango no Clube Caixeiral então na Rua Floriano Peixoto. Tal comemoração, repetida nos anos seguintes, gerou a equivocada datação de o clube ter sido fundado em setembro.
A venda dos terrenos cedidos pelos engenheiros e o desejo de ampliar o número de quadras levou a presidente Odette Appel Lenz a solicitar um novo local à Intendência Municipal. Foi concedida uma área na Praça da República, hoje popularmente conhecida como “praça dos bombeiros”, onde a nova quadra foi inaugurada, em 24 de abril. Foi organizado o primeiro campeonato interno do A.T.C. com o seguinte resultado: campeão Lamartine Souza e campeã Aracy Paz; vice-campeão João Appel Lenz e vice-campeã Odette Appel Lenz.
A sequência de presidência feminina é interrompida. João Appel Lenz foi eleito presidente, tendo Elma Brenner como vice-presidente.
Obteve-se da Intendência Municipal a concessão de um local mais central para a sede: a Praça do Mercado, atual Praça Saturnino de Brito. As novas instalações continham três quadras e um pavilhão para sede social, o primeiro do clube.
Após oito anos no mesmo endereço, o ATC precisou desocupar a área, devido à construção de um reservatório previsto no projeto de saneamento básico do engenheiro Saturnino de Brito (que deu nome à praça). O Clube voltou a alocar-se na Praça da República, onde inaugurou, mais uma vez, a nova sede com um torneio contra o Cachoeira Tênis Clube.
Ennio Brenner, em partida do campeonato permanente, tornou-se o novo campeão do A.T.C., derrotando Lamartine Souza, até então campeão do clube. Segundo o jornal ATC, de 06/09/1934, ambos formavam “uma das mais valorosas duplas do Estado.”
O ATC recebeu, por doação do Município, a área onde se encontram as quadras e os setores sociais e administrativos na Avenida Dois de Novembro. A transferência da sede ocorreu nos anos 1957 e 58. Na nova área foi construída uma piscina semiolímpica que, além de recreação para os associados, possibilitou o desenvolvimento da natação. Durante mais de uma década, o ATC manteve uma competitiva equipe de natação que obteve muitos títulos. Iniciava-se, então, a expansão das atividades esportivas e sociais do clube.
Nas duas datas, Carmen Brenner Paz torna-se campeã brasileira de tênis. A santa-mariense saiu das quadras do ATC e conquistou títulos até chegar a esse patamar louvável. Aos 16 anos, já havia conquistado premiações em Porto Alegre e apresentava aptidão ao esporte. A foto de sua conquista foi publicada na capa da revista Tênis Ilustrado, editada em São Paulo, em junho de 1950. A matéria “apresenta a revelação do tênis brasileiro em 1950, Carmen Paz, a extraordinária tenista de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, que acaba de conquistar o título de campeã brasileira, frente às melhores raquetistas da nação.”
O ATC adquiriu mais uma nova e extensa área do outro lado da avenida, ampliando consideravelmente a prestação de serviços aos associados.
O ATC adquiriu mais uma nova e extensa área do outro lado da avenida, ampliando consideravelmente a prestação de serviços aos associados. No dia 22 de Janeiro foi inaugurada a ACADEMIA ATC. Um importante espaço de esporte e lazer que conta com um ambiente amplo e confortável, além de equipamentos modernos e acompanhamento profissional.
Início da construção do Centro Poliesportivo.
O Avenida Tênis Clube consolida-se como um dos principais palcos da região central do estado, recebendo diversos tipos de shows e eventos em suas dependências. Bandas como Malta, Nx Zero, Chimarruts, Raça Negra, Fundo de Quintal, Anitta, Turma do Pagode, Humberto Gessinger, Fresno, Frejat, RPM, The Fevers, Armandinho, Sidney Magal, entre outros diversos artistas passaram por aqui!
COMPLEXO POLIESPORTIVO
Inaugura o Complexo Aquático do clube.
Agora o associado conta com mais um espaço amplo e moderno.
Estrutura de primeiro mundo, composta por piscina térmica semiolímpica, piscina términa infantil, saunas, vestiários, bar e estacionamento, trazendo assim, novas opções de lazer e prática esportiva para todas as idades.