Alfeu e Amélia de Lima fazem parte do quadro de associados do Avenida Tênis Clube desde 1978. As atividades preferidas são academia, piscina e as aulas de dança. Em agosto deste ano, o casal realizou uma viagem para Inglaterra. Foi a primeira vez que saíram da América Latina.
A aventura dos dois na terra da Rainha Elizabeth II tinha como objetivo visitar a filha Luciane, que vive com o esposo e os filhos Gabriel e Maya. Para enfrentar o Atlântico e chegar ao destino programado eles contaram com a ajuda da neta Marina. Esta é filha da outra descendente do casal, Jossane, que mora em Santa Cruz. Jossane também é mãe de Eduardo. Essa não foi a primeira jornada de Marina ao exterior. A jovem de dezenove anos havia feito um intercâmbio para outro país de língua inglesa: os Estados Unidos. Logo, seria a parceira de viagem mais adequada para acompanhar os avós.
Alfeu relembra da época em que seus filhas eram pequenas e eles as traziam ao clube. “Nós criamos as meninas aqui dentro do clube. Elas aproveitavam a piscina, o gramado e as atividades”, comenta. Atualmente, ele afirma gostar de frequentar a academia e as piscinas. “Gosto de fazer de tudo aqui. Eu vou na academia e adoro fazer atividades dentro da água”, relata com empolgação.
Sobre a relação com os associados e colaboradores do ATC, Alfeu destaca: “Uma das coisas que eu acho mais bonita no ser humano é a amizade e aqui tenho muitos amigos. Tem gente que sempre quando me enxerga vem me abraçar. A gente tem é que ser feliz na vida. Nos últimos anos que nós estamos vivendo, depois que nos aposentamos, a nossa vida melhorou muito. Hoje temos mais tempo e gostamos de fazer tudo: cozinhamos, limpamos a casa e viajamos bastante. São coisas lindas da vida”, comenta aos risos.
Descendente de italianos, Amélia explica que aproveitaram para degustar o canelone, polenta e vários outros pratos típicos do país. Da culinária inglesa, o casal destaca o peixe com batatas fritas. “Como são gostosos, são muito bons”, ela relata. Explica ainda que os pescados são de criação dos próprios britânicos e que são retirados do rio Tâmisa.
Para Amélia, o local mais lindo que visitaram na viagem foi a Abadia de Westminster, que é de origem anglicana. “Ela é enorme, muito linda! Quando nós turistas entramos, sentamos num banco, um padre sobe no púlpito e lê em inglês o evangelho do dia. Depois ele dá a bênção para todos. O que me chamou a atenção é que eles também tem sacerdotisas, uma versão feminina dos padres”, descreve com brilho nos olhos.
Empolgada, ela ainda conta a história sobre a criação da Igreja Anglicana, e toda a história fundada por Henrique VIII, que seu neto Gabriel havia lhe relatado após aprender na aula de história. E também sobre os conflitos entre o Papa e a Rainha Vitória.
A próxima jornada do casal já está programada. Desta vez, o destino será Portugal e, para a alegria de seu Alfeu, a família inteira estará presente. O motivo não poderia ser mais nobre: a comemoração do aniversário de dona Amélia.
Texto: Acadêmico de Jornalismo Eduardo Biscayno de Prá
Jornalista Viviane Campos | MTB/RS 19.230