ATC APRESENTA OFICIALMENTE A METODOLOGIA GUSTAVO BORGES DE NATAÇÃO

Pais e associados participaram do encontro

Na noite de terça-feira, dia 19 de março, o Salão Farroupilha recebeu associados que frequentam a piscina térmica do Clube para conhecer o Método Gustavo Borges (MGB), que já está sendo aplicado na piscina do Avenida Tênis Clube, desde o início deste mês. Há 15 anos no mercado, a metodologia proporciona a sistematização pedagógica e operacional do ensino da natação, e já possui mais de 400 academias utilizando o método, credenciadas no Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Assessor de Negócios da Metodologia Gustavo Borges, Rafael Caliman, o método organiza o processo pedagógico desde os bebês até os adultos, e visa proporcionar mais qualidade para os associados. Na divisão dos níveis pedagógicos, cada nível recebe uma cor de touca, e dentro dos níveis formativos há um objetivo semanal a ser atingido. Já no nível adulto, há um objetivo diário. “Nós buscamos transformar as crianças, e educar através da natação seguindo uma estrutura de escola, com valores, princípios, organização, e avaliações. A ideia é de que os alunos consigam aprender, de fato, por isso utilizamos materiais lúdicos e trabalhamos com questões cognitivo-motoras”, explica Rafael.

O diretor do Departamento da Natação, Alan Carlos Binotto, lembra que a ideia de implantar o MGB surgiu em uma reunião dos professores, onde estavam sendo discutidas novas metodologias de trabalho para otimizar a piscina do Clube. Todos os professores do Complexo Aquático passaram por uma capacitação para aplicar a metodologia, que consiste em níveis organizados a partir das habilidades particulares de cada aluno.

“Nós passamos a ter uma escola de natação já consagrada pelo nome do atleta Gustavo Borges, que tem como objetivo desenvolver no jovem a paixão pela natação. Nós sabemos que a educação é fundamental, tanto na escola, como em casa, e o esporte é um apoio fundamental para manter essa criança saudável”, avalia Alan.

Com a sistematização operacional da Metodologia Gustavo Borges, o número de aulas duplicou, e também foram abertas novas turmas e horários para atender o maior número de associados. Alan destaca que o time de professores segue sendo o mesmo, o que muda é a distribuição das atividades, e com isso, ele acredita que 2019 será um ano marcante para as piscinas do ATC.

Para o presidente do Conselho Executivo ateceano, Marcelo Portella, o Departamento de Natação tem evoluído e crescido muito nos últimos anos. Isso ocasionou em uma demanda muito alta para o Clube. Buscando resolver essa questão, surgiu a oportunidade de trazer a Metodologia Gustavo Borges para potencializar o uso da piscina térmica.

“O método tem mais de 15 anos de larga experiência na questão escolar, e na psicologia do esporte, por isso trouxemos para cá, visando melhorar a vida do nosso associado, aperfeiçoar a qualidade das aulas na piscina e qualificar ainda mais os nossos professores. Nós queremos implantar uma tradição também na natação, pois no tênis já nos consagramos, e para isso, buscamos melhorar o alto rendimento do associado, bem como sua performance”, avalia o presidente.

Com a Metodologia Gustavo Borges, os alunos são motivados através do aprendizado lúdico e da mudança da cor da touca nas passagens de nível. Além disso, para os adultos há um calendário estruturado que possibilita ao seu professor a elaboração de um programa de atividades e exercícios de acordo com os seus objetivos, visando o bem-estar e melhores resultados para o associado.

Pais e associados avaliam os primeiros resultados da aplicação da Metodologia

Pai de dois filhos, entre 3 e 6 anos, que fazem natação há cerca de um ano e meio, Lucas Küster, também pratica o esporte. Ele lembra que na sua época não havia a disponibilidade de clubes que proporcionavam a prática do esporte, então ele aprendeu a nadar de forma amadora em açudes e rios da região. “Hoje eu pratico a natação para adquirir a técnica, e quero que meus filhos não tenham medo d’água, que se desenvolvam e se aperfeiçoem para quem sabe, no futuro, criar o gosto e seguir no esporte”, comenta Lucas.

Já Sabrina Savian Villa, é mãe de dois filhos entre 7 e 9 anos, e destaca que uma das melhorias que a Metodologia Gustavo Borges deve trazer é a continuidade no andamento do aprendizado, já que independente do professor, a pedagogia utilizada durante as aulas será sempre a mesma.

“Acho que as tocas coloridas e o material lúdico incentivam e ajudam muito a identificar a evolução do aprendizado deles. A ideia do passaporte também, pois eles são bem competitivos e vão querer conquistar os objetivos para obter os adesivos. Acredito que essa metodologia estimula mais, principalmente no frio, ou de manhã cedo, saber que eles vão ver os colegas no mesmo nível que eles, é um incentivo para vir”, avalia Sabrina.