Tênis

O esporte que está em nosso DNA!

O Avenida Tênis Clube é filiado a FGT (Federação Gaúcha de Tênis), CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e CBC (Confederação Brasileira de Clubes).

Sua estrutura esportiva apresenta 12 quadras de saibro, 10 quadras abertas e duas cobertas. As aulas de tênis são ministradas por oito profissionais que trabalham no processo de formação de equipes de competição e equipes de base, como mini-tênis, escolinhas e tênis de recreação.

Nosso polo tenístico desenvolve habilidades técnicas que vão ao encontro da saúde física do atleta, disponibilizando, além dos profissionais previamente citados, serviço fisioterapeuta e psicológico.

Instrutores / Comissão técnica

Denativo Amarante da Silva

Trabalha no clube desde 1986. É treinador das escolinhas, pré-equipe e atletas de competição. Professor de educação física, atleta primeira classe do Estado, inúmeras vezes campeão Estadual. Treinador nível 3 pela ITF e árbitro nível 1 da ITF. Treinador da equipe do RS (Rio Grande do Sul) campeã Brasileira em 2007.

Márcia Mortari Saydelles

Trabalha no clube desde 2001. É graduada em Educação Física, pós-graduada em Educação Infantil, além de ter nível 1 pela ITF. Coordenadora de esportes e da recreação infantil.

 Rodrigo Paiva Jardim

Trabalha no clube desde 2002. Formado em Educação Física pela FAMES. Treinador da equipe de competição. Tem um extenso currículo como atleta, além de possuir nível 3 pela ITF.

Juan Pablo Matos Torres Amoretti

Trabalha no clube desde 2010. É treinador de tênis e possuí nível 3 pela ITF, nível 2 pela PRT, nível 2 pela LTA e Técnico Nacional pela CBT. Trabalhou na WestWay Sport Center – London como treinador de tênis.

Horários

Lista de atividades oferecidas pelo departamento de Tênis:

Play and Stay

A aula de Play and Stay é indicada para crianças a partir de 4 anos de idade. É um momento de primeiro contato com o tênis que proporciona às crianças a vivência do esporte, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora de forma lúdica, preparando as crianças para a futura prática esportiva.

Horários:

  • Segundas e quartas-feiras, das 11h às 11h45 e das 17h às 17h45.

Escolinha

Fazem parte da escolinha crianças entre 6 e 12 anos de idade. É na escolinha que se dá a iniciação a prática do tênis. O objetivo das aulas é trabalhar a coordenação motora da criança, já ensinando os fundamentos básicos do tênis como esquerda, direita e saque.

Ainda que haja uma introdução à técnica, o trabalho é desenvolvido de forma lúdica, pois o principal é que se consiga despertar nas crianças o gosto pela prática esportiva.

Neste período as crianças podem começar a participar de competições, mas o interessante é que elas tenham um caráter lúdico e que todos os atletas sejam premiados.

Horários:

  • Segundas e quartas-ferias, das 10h às 11h e das 16h às 17h.
  • Terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30, das 16h às 17h e das 18h10 às 19h.

Jovens

O número de jovens praticantes em busca de mais disposição, entretenimento e qualidade de vida aumentou. Além de muita diversão, o tênis traz reflexos significativos principalmente na educação e saúde de jovens em idade escolar.

Trabalhando de forma lúdica conceitos de aprendizagem do esporte de uma maneira criativa, o Avenida Tênis Clube, através de seus professores e treinadores, acredita que os benefícios do tênis vão muito além das quadras.

Horários:

  • Terças e quintas-feiras, das 16h às 17h.

Pré-equipe e equipe

Deste grupo participam crianças entre 9 e 12 anos que já alcançaram um maior desenvolvimento das habilidades técnicas básicas. O objetivo é buscar o aperfeiçoamento da técnica e introduzir a tática de jogo.

Nessa fase pode ser iniciada a competição individual em campeonatos internos e alguns torneios fora do clube.

Horários pré-equipe:

  • Terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30.
  • Segundas à sextas-feiras, das 14h às 16h.

 

Equipe A

Podem fazer parte dessa equipe atletas a partir de 12 anos de idade.

Esta é a equipe de competição do clube, portanto, exige-se um bom nível técnico e os atletas precisam demonstrar empenho nos treinamentos. Eles devem assumir o compromisso de participarem de torneios levando o nome do clube. O objetivo é preparar estes atletas para alcançarem seu máximo desempenho em campeonatos. Há uma preocupação com a preparação física, técnica e tática desses atletas.

Horários Equipe A:

  • Segundas à sextas-ferias, das 14h às 17h.

 

Equipe B

Podem fazer parte dessa equipe atletas a partir dos 10 anos, sendo importante que já tenham conhecimento dos golpes básicos aprimorados. Nesta fase, já é possível perceber as potencialidades do jogador bem como os aspectos a serem aprimorados.

O volume de treino deste grupo é maior e, além do aperfeiçoamento técnico, busca-se um maior desenvolvimento da parte tática do jogo. É oferecido a essa equipe o trabalho de preparação física.

Nesta equipe há lugar tanto para atletas que tem um bom nível técnico, mas não visam a competição quanto para aqueles que querem competir integrando futuramente a equipe A do Clube.

Horários Equipe B:

  • Segundas à sextas-feiras, das 14h às 16h.

Adultos

Trabalhar os músculos das pernas, braços, costas e abdome de forma prazeirosa e desafiadora. Tudo isso é possível para quem pratica o tênis.

O esporte é uma alternativa interessante para quem busca uma atividade saudável. Entre os benefícios do tênis à saúde é possível destacar o desenvolvimento do senso de direção, da coordenação motora e do equilíbrio. Mas alguns cuidados básicos, como manter uma rotina de alongamentos e aquecer antes de entrar em quadra, são importantes para evitar lesões e sobrecargas que possam causar danos ao corpo.

Horários:

  • Nível 1 – iniciante: Segundas e quartas-feiras, às 18h.
  • Nível 2: Quintas-feiras, às 19h.
  • Nível 3: Terças-feiras, às 19h.

Saiba mais sobre outras atividades do ATC